Dados do Setor

O mercado de TV por Assinatura não só evolui constantemente, como também quantifica a sua evolução embasado em diversas pesquisas, gráficos e indicadores que comprovam sua trajetória de crescimento, principalmente nos últimos anos. Conheça os principais dados do setor:

Prestadoras de Serviços de TV por Assinatura por tecnologia

Municípios Atendidos por Serviço de TV por Assinatura

Principais Indicadores

Nos últimos dez anos, o acesso à TV por assinatura no país mais que quadruplicou, passando de 3,2 milhões de clientes (2002) para 14,5 milhões (2012), segundo dados da ANATEL. Estima-se que cerca de 48 milhões de brasileiros tenham acesso à TV por Assinatura.

O crescimento expressivo ocorre devido, principalmente, ao aumento da renda da população e à manutenção dos preços dos serviços a níveis competitivos - ou até menores que em muitos países, conforme mostra recente estudo da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Crescimento da TV por Assinatura por Classe Social

Evolução do Número de Assinantes de TV por Assinatura

O aumento do número de assinantes de TV por Assinatura foi de 7% no primeiro trimestre de 2012. Comparado ao mesmo período de 2011, o crescimento chega a 31%. Essa evolução mantém a média histórica dos últimos anos, atingindo o total de 13.675.407 assinantes em março e 14,5 milhões em junho.

Assinantes por tecnologia

Assinantes de Internet Banda Larga

O número de assinantes de Internet de alta velocidade, cresceu 6% no primeiro trimestre de 2012 e 20% em relação ao primeiro trimestre de 2011, chegando a 4,85 milhões de pessoas.

Faturamento do Setor

A receita operacional bruta de TV por assinatura com mensalidade, banda larga e outros (incluindo publicidade) neste trimestre foi de R$ 5,7 bilhões - aumento de 1,2% em relação ao trimestre anterior e 32,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
O percentual do Faturamento estimado pela ABTA corresponde a 44% do total.

O Faturamento com publicidade no segundo trimestre de 2012 foi de R$ 342.342 mil e cresceu 44% em relação ao trimestre anterior.

Faturamento com publicidade

O Faturamento da TV por assinatura no semestre foi de R$ 11,5 bilhões contra R$ 9,3 bilhões da TV aberta.

Faturamento da TV por assinatura em relação à TV aberta

O nível de emprego da força própria e terceirizada, cresceu 1% no primeiro trimestre de 2012 e 9% em relação ao primeiro trimestre de 2011, chegando a 94.672 oportunidades geradas.

Geração de Empregos

O nível de emprego da força própria e terceirizada, cresceu 1% no primeiro trimestre de 2012 e 9% em relação ao primeiro trimestre de 2011, chegando a
94.672 oportunidades geradas.

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